Sapatinho em crochet para bébé - como fazer

Demorou, mas chegou!
Aqui vai a receita dos sapatinhos de crochet do modelo publicado há dias em branco e vermelho.

Material: fio Carícia, agulha nº 3 de crochet, 2 botões pequenos para o fecho...e mãos à obra!!!

1ª - Fazer uma cadeia de 16 pontos .
2ª - No 4º ponto a partir da agulha fazer 4 paus

Continua fazendo 11 paus, 1 em cada ponto da montagem e ao chegar ao último faz 5 paus no mesmo para o redondo do outro lado.
Sempre com o direito voltado para si, continua mais 11 pontos do outro lado e prende com ponto baixíssimo (bx) para fechar a volta. (32 paus)
3º - Faz 3 pontos (conta como 1 pau) para subir e em cada pau do conjunto de 5 do redondo faz 2, ficando com 10 paus. Continua sempre à volta e ao chegar ao lado oposto volta a fazer 2 paus em cada pau dos 5 do redondo, continua e fecha a volta com ponto bx.(42 paus).

4ª - Marcar os 2 paus do centro dos 2 redondos. Sobre estes fazer 2 paus em cada e no resto da volta sempre 1 pau sobre o pau da volta anterior.Fecha com ponto bx (46 paus). A sola está pronta.
5ª - Com o direito voltado para si fazer pau sobre pau, mas tirando por trás para ficar uma nervura em toda a volta da sola.

No fim desta volta rematar as duas últimas argolas da laçada já com o branco para fazer a lateral do sapato.
6º e 7º - Sempre pau sobre pau em branco e no fim cortar o fio.
No final desta fazer as seguintes marcações: entre os 2 paus do redondo mais distante do fecho da volta, onde vai ser a frente do sapato (marca que fiz a verde).A partir daí contar 12 paus para cada lado e atar um pouco de lã, marca que fiz em amarelo.
Assim os 24 são para a frente, restando 22 para o calcanhar.

8ª - Prender o fio logo a seguir à marca amarela e sobre os 22 (calcanhar) fazer 2 voltas de paus ( uma será pelo direito - volta, a outra pelo avesso.

No fim desta 2ª volta continuar com um cordão de 14 pontos, voltar e no 5º ponto a partir da agulha fazer 1 ponto baixo. (fica um buraquinho que será a casa para o botão). Fazer 1 ponto baixo sobre os restantes pontos , continuando sobre os paus do calcanhar. Deixar de lado o fio branco.
Para o redondo da frente: atar o fio azul ao pau logo a seguir ao calcanhar e fazer 1 ponto baixo. Ir fazendo os seguintes de 2 em 2. Ficam 11 , mais 1 ponto baixo no último. Voltar, 1 ponto baixo e voltar a fazer de 2 em 2. Ficam 5, mais 1 ponto baixo no último. Voltar, 1 ponto baixo, faz de 2 em 2 e 1 ponto baixo no último. Cortar o fio.

Retomar o fio branco deixado de lado no calcanhar e continuar o ponto baixo à volta do peito do pé. Cortar o fio.
Pregar o botão e pôr um lacinho. ( aqui a decoração fica a seu gosto). Terminado o pé esquerdo fazer o outro, mas com a tira de atar do outro lado.

Para isso , ao terminar a 2ª volta do calcanhar, prender do lado oposto um fio novo com 14 pontos
continuar o ponto baixo sobre apenas 9 pontos e saltar para o último de modo a ficar o buraquinho para a casa.
E, aqui estão os 2 sapatinhos. Embora tenha uma explicação maior, são fáceis e rápidos de fazer.
A ideia está lançada...agora espero vir a aprender muito com a imaginação de cada uma das minhas amigas.

Related Posts by Categories



Total Pageviews