Cachecol com folhinhos - como fazer


Cá estou para desvendar o cachecol de folhinhos. O fio com 2 tons, laranja e branco ,foi o escolhido.
Material: 2 novelos do fio "Geniale" da Schachenmay nomotta (cada um tem cerca de 20 metros), agulha 4.25 e um fio para a base que deverá ser fino e leve. Utilizei o Catita da R4.

O lado direito do fio é para onde estão as margens viradas. Ele enrola no sentido do comprimento para fora.Voltar a extremidade para o evesso dando 2 voltinhas e prender com alfinete. Com o fio Catita fazer uma cadeia de 17 pontos, voltar e fazer um ponto baixo na 2º a partir da agulha e ponto baixo em todas até ao fim (16 ou se quiser pode alterar sem problema).

Voltar e fazer um ponto baixo no 1º da volta anterior, mas, vai apanhar a dobra do fio Geniale, laça , passando esta pelo fio e pela argola do ponto baixo, laça e tira as 2 que restaram, 2 correntes para subir( o ponto baixo já conta como uma). A partir daqui será tudo feito em ponto alto

Para cada ponto alto vai apanhar o fio, sempre mais à frente. Aqui tomei como referencia o espaço da agulha entre a zona achatada e a ponta, mas pode deixar mais espaço se quiser os folhos mais largos.
Visto de cima vai ficando assim.

Continuar os pontos altos até ao fim da volta e voltar o trabalho.

Ao voltar ter cuidado para que o fio Geniale que vem do novelo fique sempre com o avesso voltado para si
Um ponto baixo no 1º ponto da volta anterior para ir prender o fio e mais 2 para subir.Na volta deixar um pouco mais de espaço para o redondo ficar folgado.

Redondo da volta visto de cima.

Já com a 2º volta pronta e visto de cima.

Continuando...ao terminar o novelo, sobrepor a ponta com a ponta do novo, voltar para entro as extremidades e prender com um pontinho. (desapareceu a foto e já não a consigo inserir!)

continuar sempre do mesmo modo...

...mas a última volta fazer em ponto baixo, dobrar 2 vezes para dentro a extremidade do fio e apanhar tudo junto tal com fez no início. Cortar o fio catita e rematar.

Pode optar por começar o cachecol pela cor laranja, mas para isso escolha o fio base no laranja e terá de utilizar a ponta de dentro do novelo, uma vez que o fio terá de estar sempre com o avesso voltado para si.
A príncipio parece complicado, mas, comece por fazer devagar até apanhar o jeito...depois é ir até onde for a imaginação.
Com esta base espero que apareçam novas maneiras de trabalhar este fio. Assim como partilhei o meu modo de fazer, espero também aprender com as minhas amigas novas sugestões.
Um abraço

Related Posts by Categories



Total Pageviews